Como usar seu tempo livre

Como usar seu tempo livre

3 minutos A doutora Lea Waters compartilhou recentemente alguns conselhos sobre o que podemos fazer com nosso tempo livre durante a quarentena. Em uma de nossas últimas postagens, compartilhei, também, dicas de Lea Waters para manter-se positivo durante a crise. Hoje, então, falaremos de uma das não intencionais mas positivas consequências da quarentena, que é o tempo extra. A doutora Lea comentou que uma das perguntas que mais tem recebido nas últimas semanas é “o que fazer com tanto tempo livre”. De acordo com Continue lendo

O lado positivo da crise

O lado positivo da crise

3 minutos Sim, ainda devemos buscar o lado positivo da crise do COVID-19. Devemos buscar essa positividade justamente porque o que mais precisamos no momento é de um amortecedor, e emoções positivas funcionam assim. O COVID domina as manchetes e o assunto está em todos os lugares, tomando conta das nossas vidas. No entanto, as notícias não costumam ser positivas. Um lado positivo dessa crise foi a respeito das relações interpessoais. Isso foi descoberto numa pesquisa recente feita com 2 mil pessoas do Reino Continue lendo

Como se manter positivo

Como se manter positivo

4 minutos Com todas as tragédias acontecendo no mundo hoje como resultado do COVID-19, pode parecer incomum querermos falar sobre manter-se positivo. No entanto, agora, mais do que nunca, é hora de sermos proativos em relação a criar pequenos momentos de felicidade em nossos dias. Isso porque pesquisas em psicologia nos mostram que as emoções positivas desfazem os efeitos negativos do estresse. Trago, então, algumas sugestões para promover as emoções positivas. 1) Aproveite o momento Mesmo durante a quarentena, é possível aproveitar as pequenas Continue lendo

Atividades para lidar com ansiedade, pt II

Atividades para lidar com ansiedade, pt II

3 minutos No último post, falamos sobre três atividades para lidar com a ansiedade focadas em adolescentes e adultos. Hoje, quero trazer para você algumas atividades extraídas do meu caderno de atividades verde para crianças de 7 a 11 anos. Trago essas atividades para que você possa trabalhar a educação emocional com seus filhos, seus pacientes ou alunos. Trabalhando essas atividades, é possível auxiliar a lidar com a ansiedade e preveni-la. Diante da situação atual que enfrentamos, é fundamental termos ciência que nem todos Continue lendo

Atividades para lidar com ansiedade

Atividades para lidar com ansiedade

3 minutos Colocando em contexto a nossa situação atual, é possível afirmar que estamos com níveis elevadíssimos de ansiedade. O COVID-19 vem assustando (com razão!) muita gente e nos obrigando a realizar ações para as quais não estávamos preparados. Ao final dessa postagem, no Brasil já foram confirmados mais de 600 casos. Diante dessa situação de crise, infelizmente, são poucos os que sabem lidar com as emoções desconfortáveis. É por isso que quero trazer essas atividades hoje: para que você seja capaz de trabalhar Continue lendo

Distorção cognitiva

Distorção cognitiva

7 minutos Em um post recente, falamos sobre o que é um esquema mental. Hoje, no entanto, quero trazer para você uma parte importante dele: a distorção cognitiva. Recapitulando um esquema mental Primeiramente, vamos recapitular que o esquema mental mais básico que temos é o seguinte: crença nuclear -> pensamento (distorção cognitiva) -> sentimento -> comportamento -> crença nuclear. Ele é importante para compreendermos que a estrutura da nossa personalidade é iniciada na infância. Nesse sentido, de acordo com Jeffrey Young, as crianças têm Continue lendo

O que sabemos sobre a emoção?

O que sabemos sobre a emoção?

7 minutos Primeiramente, reforço que não existe uma emoção “errada”. Todos nós sentimos emoções positivas ou desconfortáveis. O erro está no comportamento que temos diante dessa emoção. Hoje, no entanto, focaremos mais nas emoções positivas. Estudos de Barbara Fredrickson A doutora Barbara, referência mundial no estudo das emoções positivas, nos aponta com suas pesquisas que as emoções positivas: Ampliam nossos recursos cognitivos, físicos e sociais No âmbito cognitivo, conseguimos pensar melhor, ampliamos nossas ideias e conseguimos pensar em perspectiva Já no quesito físico, nossa Continue lendo

Forças Pessoais na infância

Forças Pessoais na infância

4 minutos Primeiramente, ressalto que precisamos aprender a desenvolver as Forças Pessoais na infância para auxiliarmos nossas crianças, desde cedo, a construírem a vida feliz. A tendência à Força Pessoal se desenvolve nos primeiros 6 anos de vida, quando a criança vai encontrando nichos de prazer, amor e atenção. Ao interagir com o outro, a criança vai constatando o que dá certo e errado, e, por aprendizado, vai aperfeiçoando determinada força. Martin Seligman acredita que todos os bebês nasçam aptos a todas as Forças Continue lendo

A importância da motivação

A importância da motivação

2 minutos Hoje, trago trechos de uma matéria extraída da Revista Psique, cujo título é “A importância da motivação”. Esse texto foi escrito pela especialista em Psicopedagogia, Educação Especial e Neuroaprendizagem, Maria Irene Maluf. O ato de aprender consiste em uma habilidade complexa, tanto no aspecto neurobiológico como afetivo e social. Depende, além disso, da intensidade do desejo de satisfazer necessidades de explorar. As bases para a aprendizagem consistem em a) comportamento b) afetividade e c) cognição. Sem a afetividade (b), não há boa Continue lendo

Se sinta melhor com essas 11 ações

Se sinta melhor com essas 11 ações

3 minutos Há uma grande chance de toparmos com momentos não tão agradáveis na vida e, por isso, trago para você 11 ações que você pode tomar para que se sinta melhor. Quando passamos por momentos ou períodos difíceis, pode parecer impossível de melhorar a situação na qual nos encontramos. Esse momento pode ter sido uma briga com algum familiar, algum evento estressante no trabalho, um aumento no valor da gasolina ou, como eu gosto de dizer, “a vida sendo a vida”. Quando esses Continue lendo