6 razões para aplicar Educação Emocional nas escolas

Tempo de leitura: 2 minutos

A Educação Emocional promove uma nova forma de o aluno se desenvolver e aprender a se colocar no mundo. É um modelo de educação diferente do que está enraizado e, por este motivo, pode causar um pouco de estranhamento e resistência, mas as mudanças são necessárias e o resultado é muito positivo. Vamos conhecer algumas razões para adotar Educação Emocional nas escolas?

  1. Aumenta o aproveitamento escolar

Alunos que sabem lidar com suas emoções conseguem se concentrar melhor nas atividades escolares. Ao deixarem de lado questões que os afligem, podem se dedicar aos estudos das disciplinas cognitivas com mais tranquilidade.

  1. Diminui os episódios de bullying

O blullying surge da falta de empatia entre as pessoas e a Educação Emocional ajuda a criar a habilidade de se colocar no lugar do outro. Isso faz melhorar a convivência entre os alunos e o ambiente escolar como um todo.

  1. Evita casos de depressão e ansiedade

Algumas psicopatologias são resultado de pensamentos recorrentes que podem ser evitados e corrigidos. Para isso, é necessário que a criança e o adolescente adquira as ferramentas necessárias, coisa que a Educação Emocional faz. Quando o jovem aprende a mudar sua forma de encarar os problemas, afasta as chances de entrar em quadros depressivos.

  1. Forma profissionais mais preparados 

Ter habilidades técnicas não é mais o suficiente no mercado de trabalho, mas as escolas ensinam apenas as disciplinas teóricas. Muitos acreditam que a capacidade de encarar os desafios diante de uma entrevista de trabalho ou um grupo grande de pessoas é uma coisa que nasce com a gente, mas na verdade faz parte de um conjunto de competências que pode ser desenvolvido, aprendido.

  1. Melhora o desempenho dos professores

Uma sala de aula formada por alunos que sentem que estão entre amigos e entendem as próprias emoções é uma sala que tem uma chance muito maior de dar bons resultados. Os professores que aplicam a Educação Emocional conseguem se aproximar de seus alunos e passar um volume maior de conteúdo, além de se desgastarem menos .

  1. Contribui para uma sociedade mais saudável e feliz

Passamos grande parte da nossa vida na escola e levamos muito do que vivemos ali como lembrança. Ter a oportunidade de criar cidadãos mais conscientes de seus papeis na sociedade, mais felizes e preparados para atuar no mundo é uma contribuição e tanto.

 

Educação Emocional Positiva

A Educação Emocional Positiva é um programa que visa dar instrumentos a pais, educadores e profissionais da saúde, para desenvolver nas crianças e adolescentes as competências socioemocionais e habilidades para o bem-estar. Integra atividades de arte-educação, terapia cognitiva, com conceitos teóricos de Psicologia Positiva e Educação Emocional.

 

 

 

 

1 comentário


  1. Sou estudante de letras lingua portuguesa gostaria de receber artigos e saber quais autores renomados posso me apoiar pra fazer meu trabalho de conclusão de curso irei trabalhar na escola de ensino fundamental

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.