Tempo de leitura: 3 minutos
Hoje, quero falar sobre duas atividades bem bacanas que podemos proporcionar para alunos visando que aprendam a ter reações adequadas diante de suas emoções.
Essas duas atividades você encontra no nosso e-book gratuito Resolução de Problemas! Clique AQUI para fazer o download.
Primeiramente, farei a apresentação do e-book para contextualizar os exercícios que serão propostos aqui.
O e-book Resolução de Problemas é um guia para educadores e profissionais da saúde. Ele apresenta um passo a passo para auxiliar a criança a resolver seus problemas, aumentando seu repertório para desenvolver as habilidades necessárias.
1ª atividade – Mãozinha do autocontrole
A atividade número um chama-se Mãozinha do autocontrole. Ela é simples, de fácil compreensão e, além disso, pode ser aplicada para indivíduos de qualquer idade.
Segue abaixo a imagem que será trabalhada.

Na folha da mãozinha, nomeie os cinco dedos e descreva suas funções.
- Polegar: lembrar que é errado machucar os outros, fisicamente ou verbalmente;
- Indicador: lembrar de respirar profundamente 3 vezes;
- Médio: lembrar de comunicar como estamos nos sentindo;
- Anelar: lembrar de pedir ajuda quando necessário;
- Mindinho: lembrar de contar até 10 antes de qualquer ação.
Após realizada a tarefa acima, indica-se ao participante que enfeite o desenho da mão de acordo com sua personalidade. Em seguida, pedir que escreva na mãozinha as pessoas e as situações que são importantes para ele.
Também se pede para que ele feche os olhos, reflita e, quando finalizar a reflexão, escreva em cada dedo:
- quem ele deve parar de machucar e quais as relações que precisam de cuidados;
- quais as situações que ele precisa lembrar-se de respirar e o que melhora quando ele respira (aqui se ensina a respiração de quatro tempos);
- a quem ele precisa dizer como está se sentindo e quem está causando uma perturbação emocional (aqui, é necessário ter educação emocional para conhecer as diferentes emoções);
- quais as situações em que ele precisa pedir auxílio, que tipo de pensamentos o auxiliam durante aquelas situações e como alguém que ele admira passaria por aquela situação;
- em que acontecimentos ele fica fora de controle e precisa modificar suas respostas fisiológicas, através da respiração lenta e profunda e da contagem até 10.
2ª atividade – Qual o tamanho do meu problema? Qual o tamanho da minha reação?
O exercício número dois é chamado Qual o tamanho do meu problema? Qual o tamanho da minha reação? Antes de realizá-lo, no entanto, é necessária uma rápida contextualização.
Precisamos entender que tudo que vivemos é interpretado por nosso cérebro de maneira subjetiva. Por essa razão, nem sempre nos sentimos e reagimos de acordo com a intensidade da situação, seja ela boa ou ruim.
Um modo simples de trabalhar essa interpretação de forma preventiva é através do exercício.
Confira a ilustração contendo a atividade abaixo.

ps: A atividade deve ser impressa e distribuída individualmente, de modo que as crianças possam preenchê-las, e, assim, aprender a identificar seus problemas e o tamanho da sua reação.
A atividade consiste em exibir à turma alguma situação vivenciada por personagens que ilustra a interpretação errônea da realidade. Podem ser utilizados episódios de desenhos, séries, peças de teatro, cenas de filmes, passagens de livros… tudo depende de quem aplica o exercício. Pessoalmente, costumo trabalhar com episódios de Todo Mundo Odeia o Chris.
Em seguida, faz-se, junto com o grupo, o debate. Discutimos a relação situação -> pensamento -> sentimento -> comportamento observada na ficção e fazemos uma análise do que foi visto. Desse modo, trabalhamos a consciência de suas emoções e de suas ações.
Acima de tudo, é importante que a observação seja profunda! Ademais, é possível realizar a dramatização do episódio. Assim, o grupo pode refazer as cenas com posturas mais assertivas.
Você pode baixar gratuitamente o e-book e as ilustrações no botão abaixo.