Atividades para lidar com ansiedade, pt II

Tempo de leitura: 3 minutos

No último post, falamos sobre três atividades para lidar com a ansiedade focadas em adolescentes e adultos.

Hoje, quero trazer para você algumas atividades extraídas do meu caderno de atividades verde para crianças de 7 a 11 anos.

Trago essas atividades para que você possa trabalhar a educação emocional com seus filhos, seus pacientes ou alunos.

Trabalhando essas atividades, é possível auxiliar a lidar com a ansiedade e preveni-la.

Diante da situação atual que enfrentamos, é fundamental termos ciência que nem todos têm as competências socioemocionais para lidar com isso.

Se nem nós, adultos, estamos sabendo lidar com o momento, não podemos esperar que nossos filhos tenham um comportamento mais adequado.

Nossas crianças precisam ter os recursos para saber lidar com as emoções e as adversidades da vida, pois não é possível viver sem problemas.

Nesse contexto, precisamos ensinar a resolução de problemas, técnicas de respiração, os hábitos da vida feliz, a educação emocional e muito mais.

Dessa forma, quando crescerem, serão adultos perfeitamente capazes de transitarem pela vida, independente da situação na qual se encontram.

Vamos às atividades?

Atividade Descobrindo a Gratidão

A primeira atividade auxilia a promover emoções positivas, o que é essencial para a construção da vida feliz.

As emoções positivas também funcionam como um “amortecedor” para as emoções “negativas”.

Além disso, fortalecem a parte do cérebro responsável pela resiliência, que é a habilidade que temos de nos recuperar após uma adversidade.

A gratidão é uma emoção positiva que ajuda muito a aumentar os níveis de bem-estar na vida.

E para cultivar ainda mais essa emoção dentro do coração, uma ótima ideia é criar um jornal especial, o Grato News.

Nesse jornal da gratidão, a criança escreve notícias positivas da semana ou do dia, cultivando, assim, a emoção positiva da gratidão.

Você pode orientar a criança para que ela escreva ou desenhe os acontecimentos positivos que lhe marcaram, o que ela fez de bom, quais são as memórias que ela vai guardar com carinho e muito mais.

Destaquei algumas “manchetes” para que a criança foque o pensamento na gratidão e, mais importante, se divirta.

Você pode fazer o download dos cartazes e imprimi-los para trabalhar com suas crianças no link a seguir: https://bit.ly/Exerciciospdf

Atividade Pensamento Joia

Nessa atividade, auxiliamos a criança a transformar os seus pensamentos “martelo” – pensamentos distorcidos – em pensamentos joia.

Pergunte à criança qual pensamento fica lhe martelando a cabeça e, em seguida, ajude-a a transformá-lo num pensamento construtivo.

Imagem 4: Pensamento Joia
Imagem 4: Atividade para lidar com a ansiedade – Pensamento Joia

Peça que ela desenhe ou escreva o pensamento construtivo que vocês criaram juntos num momento de conexão e acolhimento.

Também há espaço para que ela escreva um pensamento e o compartilhe com alguém importante.

Essa pessoa pode ser o pai, a mãe, o irmão ou algum amiguinho (depois da quarentena, é claro).

Oriente-a a escrever ou desenhar (sempre de forma bem caprichada) um pensamento construtivo para presentear alguém especial.

Imagem 5: Pensamento Joia
Imagem 5: Atividade para lidar com a ansiedade – Pensamento Joia

Quando ela finalizar a atividade, não esqueça de elogiá-la pelas suas habilidades: pelo capricho, atenção, modo de resolver a atividade…

A criança necessita de retornos para sedimentar aquilo que está fazendo corretamente e, quando recebe, tende a superar-se.

Você também pode fazer o download destas imagens e trabalhá-las com suas crianças pelo link: https://bit.ly/Exerciciospdf


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