Atividades para lidar com ansiedade

Tempo de leitura: 3 minutos

Colocando em contexto a nossa situação atual, é possível afirmar que estamos com níveis elevadíssimos de ansiedade.

O COVID-19 vem assustando (com razão!) muita gente e nos obrigando a realizar ações para as quais não estávamos preparados.

Ao final dessa postagem, no Brasil já foram confirmados mais de 600 casos.

Diante dessa situação de crise, infelizmente, são poucos os que sabem lidar com as emoções desconfortáveis.

É por isso que quero trazer essas atividades hoje: para que você seja capaz de trabalhar a sua ansiedade, a ansiedade do seu filho, do seu paciente, do seu aluno ou de quem precisar desse auxílio.

Não estou dizendo que essas emoções desconfortáveis estão erradas – muito pelo contrário. Senti-las é perfeitamente normal diante da nossa situação.

Como já falamos aqui anteriormente, sentir emoções desconfortáveis nos ajudou no processo de sobrevivência, e continua ajudando, pois é por conta do medo que estamos tomando todas as medidas possíveis para nos protegermos.

É nosso dever fazer o que podemos e este é o meu papel diante de você: auxiliar a lidar com as emoções.

Trago três atividades que podem ser trabalhadas com crianças, adolescentes e adultos.

Vamos praticá-las?

Lidando com a ansiedade: técnica de respiração

O primeiro exercício é uma técnica de respiração para acalmar a resposta fisiológica do nosso corpo às emoções.

Você sabe que, para acalmar emoções intensas, primeiro precisamos acalmar nosso corpo, certo?

É exatamente isso que o exercício (imagem 1) propõe: o manejo de emoções intensas através da respiração.

Imagem 1: Exercício de respiração para lidar com a ansiedade
Imagem 1: Exercício de respiração para lidar com a ansiedade

Respire lenta e profundamente, assim como orienta a imagem, e perceba a mudança no seu estado emocional.

Aprendendo o autocontrole

A segunda atividade (imagem 2) trata-se dos passos para o autocontrole.

Imagem 2: Exercício de autocontrole para lidar com a ansiedade
Imagem 2: Exercício de autocontrole para lidar com a ansiedade

Precisamos saber controlar nossas emoções, pois diante de emoções “negativas”, ficamos presos numa rigidez cognitiva – só pensamos de determinada forma.

Pensamos muito mais racionalmente quando estamos calmos e, por consequência, tomamos decisões melhores.

Promovendo emoções positivas

Como você já sabe, as emoções positivas funcionam como um “amortecedor” contra os eventos negativos, além de nos auxiliarem no processo de resiliência, que é a capacidade que temos de nos recuperarmos de uma adversidade.

A gratidão (imagem 3) está no foco dos estudos sobre as emoções positivas, e já enumerei aqui o tanto de benefícios que ela nos traz, mas vamos recordá-los só para você ter uma motivação a mais, ok?

A gratidão nos auxilia a:

  • ser mais otimistas;
  • ter mais esperança;
  • diminuir os processos inflamatórios do corpo;
  • diminuir os estados depressivos;
  • ter autocontrole.

Convido você, então, a escrever um jornal da gratidão com alguns itens (pelo menos 3) pelos quais você é grato.

Pode ser em forma de desenho, de escrita, de lista, de diário… o importante é você focar nas coisas pelas quais é grato.

Imagem 3: Exercício de promoção de emoções positivas para lidar com a ansiedade
Imagem 3: Exercício de promoção de emoções positivas para lidar com a ansiedade

Nesses momentos de crise, precisamos o máximo possível de emoções positivas.

Fique à vontade para fazer o download das imagens e trabalhar da maneira que preferir.

Espero que essas atividades auxiliem você a controlar – ou, ao menos, diminuir – a sua ansiedade e que, acima de tudo, você e sua família estejam seguros.

2 Comentários


  1. Ótima oportunidade e numa situação pela qual estamos passado aprender a controlar nossas emoções é bem viável.

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