Benefícios da meditação

Tempo de leitura: 2 minutos

Hoje falaremos sobre a meditação e os principais motivos para praticá-la!
A meditação nada mais é do que uma forma de cultivar emoções positivas no momento presente.

Benefícios

Diversos estudos realizados mostram que o ato de meditar traz diversos benefícios para aquele que o pratica: reduz níveis de estresse, aumenta as capacidades cognitivas e as capacidades de autorregulação, nos tornando menos reativos a eventos estressantes, além de produzir maior felicidade, o que implica em menos ansiedade e depressão.
Além disso, a prática se mostrou eficaz com doenças cardíacas, dores crônicas, distúrbios de pele (dermatites) e indivíduos depressivos e ansiosos, porque a meditação auxilia a recondicionar a maneira como respondemos a determinados eventos e pessoas.
Tudo isso também fortalece o lobo frontal esquerdo, nos tornando resilientes e nos proporcionando uma vida de bem-estar e felicidade.

Construção da vida feliz

O cultivo das emoções positivas é essencial para a construção do nosso bem-estar. As emoções são renovadas conforme são sentidas, e durante a vivência de experiências positivas, passamos por um grande crescimento interior, que nos ajuda nos tornar nossa melhor versão.

Atividade de meditação da gentileza amorosa

Agora quero compartilhar uma atividade que sempre ensino! Essa atividade é simplesmente maravilhosa: promove emoções positivas e deixa quem a pratica super tranquilo.
Além disso, ela é uma atividade que pode ser ensinada e aplicada bem rapidamente; assim, você ajuda a espalhar felicidade!

Para praticá-la, siga os passos abaixo:

  • Fique confortável, deixando a coluna ereta, mas não rígida, e descanse as mãos nas coxas;
  • Feche os olhos. Se não quiser fechá-los, fixe-os em algum ponto abaixo de você;
  • Preste atenção na sua respiração: sinta seu peito se preenchendo conforme você inspira e esvaziando conforme expira. Respire lenta e profundamente e note que a cada respiração seu corpo se revigora. Repita os ciclos de respiração;
  • Na quietude em que você se encontra, pense em alguém que você goste muito, que tenha um afeto verdadeiro. Lembre-se das qualidades dessa pessoa (dessa forma, você estimula naturalmente os sentimentos de ternura, afeto, carinho, amor, etc);
  • Enquanto pensa na pessoa, a cada respiração, repita: “que ela se sinta em segurança, que ela se sinta feliz, que só bondade passe pelo seu caminho, que ela viva com tranquilidade”. Diga aquilo que você deseja para ela, do fundo do coração;
  • Volte ao momento presente e perceba os sentimentos bons que tomaram conta de você. Você vai se manter tranquilo(a) e repleto de emoções positivas!

Pratique a meditação!
Se você já realiza alguma atividade, me conte nos comentários qual é e porque ela é boa para você.
Se praticar a atividade acima, me diga quais foram os resultados.

2 Comentários


  1. Boa noite prezada Miriam Rodrigues e equipe.
    Que ótimos conteúdos e aprendizados! Obrigado!!
    Quero te compartilhar um aprendizado que tive ao ler um livro de “Osho”.
    Referindo-se a Meditação, ele ressalta que meditar não é somente fechar os olhos e relaxar, mas também:
    Meditar dançando uma música;
    Meditar enquanto trabalha, realizando cada prática com mais atenção, amor e gratidão.
    Meditar ao caminhar, observando as belezas do que está ao seu redor.
    Dessa forma, que a meditação esteja presente em cada ato diário, deixando de viver de modo automático e impulsivo, e registar mentalmente, emoções saudáveis ao presente e construção de um futuro melhor.

    Bjs, paz e bem!

    Responder

  2. Prático exercícios de respiração sempre q me é possível.Faz muito bem para alma e vida afetiva , um bem está maravilhoso…inclusive na vida sexual.Desde do parto normal da minha segunda gravidez, quando me senti incomodada com um pouco flacidez na barriga.passei a exercitar todo o dia pela manhã…posição reta vertical, colocando braços para cima e inspirando devagar, depois em um ou mais minutos contraindo o abdômen e toda a região pélvica por várias vezes em seguida expira lentamente liberando os braços .Repete por quantas vezes se queira.Resultado barriga e todos os músculos pélvicos contraídos.Um bem estar e uma alegria…leveza…

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