Como praticar a gratidão

Tempo de leitura: 4 minutos

Praticar a gratidão diante das incertezas que estamos enfrentando é uma maneira de criar um amortecedor para as emoções desconfortáveis.

Estudos comprovam que pessoas que focam sua atenção na gratidão apresentam mais otimismo diante da vida.

A gratidão, além de ser uma emoção extremamente benéfica para o cérebro, ajuda a promover o autocontrole através da disciplina, foco e persistência e também a diminuir a impaciência.

Para refletir

Primeiramente, quero que você pense e responda: se você acordasse hoje somente com o que agradeceu ontem, com o que você acordaria?

Você acordaria com muitas coisas ou com poucas?

Acordaria somente com o essencial ou com as coisas pequenas que ajudam a tornar a sua vida melhor?

Convido você, então, a refletir também que espaço a gratidão está ocupando em sua vida.

Falamos tanto de gratidão porque ela é uma das emoções mais estudada em Psicologia Positiva.

Como gosto de brincar com minhas crianças, a gratidão é a melhor amiga da felicidade.

Isso se dá porque as pesquisas de Psicologia Positiva nos mostram que a felicidade está diretamente ligada à gratidão.

Dessa forma, quanto mais agradecemos, mais felizes ficamos.

Por fim, repito minha pergunta inicial: com o que você acordaria hoje?

31 benefícios da gratidão

Em seguida, quero compartilhar com você uma lista de 31 benefícios da gratidão.

Essa lista foi elaborada com base em mais de 40 estudos a respeito dessa emoção.

  1. Nos faz mais feliz;
  2. Faz outras pessoas gostarem de nós;
  3. Nos torna mais saudáveis;
  4. Impulsiona nossa carreira profissional;
  5. Fortalece nossas emoções;
  6. Desenvolve nossa personalidade;
  7. Nos torna mais otimistas;
  8. Reduz o materialismo;
  9. Aumenta o espiritualismo;
  10. Nos torna menos egocêntricos;
  11. Aumenta nossa autoestima;
  12. Melhora nosso sono;
  13. Reduz os níveis de estresse, o que melhora a saúde;
  14. Nos ajuda a viver mais;
  15. Aumenta nosso nível energético;
  16. Nos torna mais propensos praticar exercícios;
  17. Promove a resiliência;
  18. Nos faz sentir bem;
  19. Torna nossas memórias felizes;
  20. Reduz sentimentos de inveja;
  21. Ajuda a relaxar;
  22. Nos faz sentir mais amigáveis;
  23. Auxilia relacionamentos amorosos;
  24. Nos faz parecer bem, tanto no aspecto físico quanto emocional;
  25. Ajuda a fazer amigos;
  26. Aprofunda amizades;
  27. Nos torna mais efetivos como líderes;
  28. Nos ajuda a nos conectar com outros;
  29. Auxilia a alcançar objetivos;
  30. Melhora a tomada de decisões;
  31. Melhora nossa produtividade.

Atividades

Diário da gratidão

Uma dica para promover o sentimento positivo: faça um diário da gratidão!

Escreva, quando quiser, motivos pelos quais você é grato(a).

Você pode escrever quantos motivos quiser: 2, 5, 10…

E também pode ser qualquer coisa: seu trabalho, sua família, seu cachorro, sua assinatura da Netflix…

O importante é que realmente faça você se sentir bem!

Ao elencar os motivos pelos quais você é agradecido, a emoção positiva se amplia e, portanto, se mantém com você por mais tempo!

Três coisas boas

Esse exercício leva apenas cinco minutos; no entanto, é possível aumentar sua felicidade de longo prazo em 10%.

Escreva três coisas que deram certo em seu dia toda noite por uma semana.

Confie em mim: o exercício funciona.

Se você não confia em mim, confie nos estudos realizados por Martin Seligman, pois ele requisitou que indivíduos realizassem o exercício por apenas uma semana e constatou o seguinte:

  • em uma semana, as pessoas estavam 2% mais felizes;
  • em um mês, estavam 5% mais felizes;
  • em seis meses, estavam 9% mais felizes.

Sim, seis meses depois da prática de apenas uma semana os participantes da pesquisa tiveram seus níveis de felicidade aumentados.

Mas por quê?

Pela adaptação hedônica!

Por conta disso, faz sentido que, após uma semana, o item tão cobiçado passe a ser somente um item que não traz felicidade alguma.

Não estou dizendo que, a princípio, aquilo não possa trazer felicidade.

Se for uma televisão nova, você pensa em quão superior é a qualidade da imagem em relação à anterior; se for um tênis novo, você pensa em como ele é confortável e bonito.

Mas depois você deixa de pensar e, portanto, a felicidade em relação ao item tão cobiçado acaba.

É por isso que o exercício funciona: seus efeitos neutralizam a adaptação hedônica.

Minha proposta a você

Um estudo conduzido Toepfer, Cichy e Peters (2011) concluiu que os índices de satisfação com a vida foram aumentados significativamente após os participantes serem instruídos a fazerem uma carta de gratidão e entregarem para uma pessoa que eles se sentiam gratos.

Essa satisfação continuou mesmo após semanas mais tarde.

Minha proposta para você, então, é essa: escreva uma carta, uma mensagem, ou mesmo uma frase de gratidão para quem você se sente grato.

Estamos todos ansiosos e inseguros, então o exercício não será benéfico somente a você: será uma grande fonte de emoções positivas para a pessoa que receber sua carta.

Depois volte aqui e me conte como foi esse momento de compartilhamento de emoções positivas.


Fonte da lista: Happier Human.

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