Como se manter positivo

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Com todas as tragédias acontecendo no mundo hoje como resultado do COVID-19, pode parecer incomum querermos falar sobre manter-se positivo.

No entanto, agora, mais do que nunca, é hora de sermos proativos em relação a criar pequenos momentos de felicidade em nossos dias.

Isso porque pesquisas em psicologia nos mostram que as emoções positivas desfazem os efeitos negativos do estresse.

Trago, então, algumas sugestões para promover as emoções positivas.

1) Aproveite o momento

Mesmo durante a quarentena, é possível aproveitar as pequenas coisas: o cheiro do café e o relaxamento de um banho quente.

Quando você para para absorver esses momentos em vez de vivê-los no automático, está dando ao seu cérebro uma chance de processar o prazer, o que impulsiona a serotonina.

2) Fortaleça suas conexões

Para aqueles que estão em quarentena com a família, agora é o momento perfeito para ficar com nossos entes queridos.

Dessa forma, abrace seus filhos ou seu parceiro, olhe nos olhos deles, tenha conversas longas.

Todos esses gestos promovem proximidade e impulsionam a ocitocina.

3) Procure pelo melhor no outro

Esse tipo de crise tende a mostrar o melhor e pior de cada um de nós.

Quando focamos nos aspectos positivos que a crise nos mostrou, nos unimos em esperança.

Focando nesses pontos positivos, você pode mudar a química do seu cérebro e guardar sua energia para lidar com os aspectos que tornaram o seu dia mais difícil.

Cuidar da nossa saúde mental e aproveitar cada momento vai nos ajudar a navegar o desconhecido.

Se pudermos promover emoções positivas, os efeitos são muito benéficos.

Confira, abaixo, o que as emoções positivas fazem por nós:

Aumentam a resiliência

Pesquisas apontam que, quando vivenciamos emoções positivas durante um evento estressante, nos recuperamos mais rapidamente.

Aumentam a imunidade

Um estudo no qual pessoas foram deliberadamente infectadas pelo vírus influenza apontou que as pessoas que tiveram mais emoções positivas estavam mais propensas à lutar contra os sintomas.

Pessoas com baixas emoções positivas estavam 3 vezes mais propensas a contrair uma doença respiratória.

Fazem você pensar mais claramente

Primeiramente, é importante que você saiba que o modo como nos sentimos afeta o modo como pensamos.

Emoções positivas impulsionam nossa capacidade de resolver problemas, nosso julgamento, flexibilidade cognitiva e criatividade.

Manter-se positivo nos ajuda a resolver mais facilmente os problemas que estão aparecendo por conta da crise.

Como manter-se positivo por Lea Waters

Por fim, quero compartilhar com você três sugestões de Lea Waters para nos livrarmos da agitação e irritabilidade causadas pelo confinamento.

Lea Waters é professora de Psicologia na Universidade de Melbourne e é membro executivo da IPPA (International Positive Psychology Association), associação internacional de Psicologia Positiva.

Recentemente, Lea falou, em uma entrevista ao The Guardian, sobre um termo inglês chamado “cabin fever”.

Esse termo descreve a irritabilidade e inquietação claustrofóbica angustiante experimentada quando uma pessoa ou um grupo fica preso em um local isolado por um longo período de tempo.

Diante disso, ela traz três sugestões diretamente da Psicologia.

1) Elaborar um contrato familiar

Sente-se com sua família e elabore um um contrato descrevendo quais vocês acham que serão os maiores desafios, qual o papel que espera-se que cada um desempenhe, quais as qualidades que cada membro da família agrega e, por fim, definam um objetivo.

2) Manter sua rotina o máximo possível

Nossas rotinas estão muito afetadas no momento e, por isso, mantê-las como podemos é extremamente benéfico.

Rotinas nos dão um sentimento de segurança, um sentimento de previsibilidade e auxiliam na ansiedade.

Além disso, auxiliam a efetivamente fazer aquilo que deve ser feito.

3) Criar zonas dentro da sua casa

Defina onde será a área de lazer, onde será a área na qual é permitido mexer no celular, onde será a área de descanso…

Ainda, se você estiver em home office, crie em algum local da casa uma estação de trabalho específica somente para o seu trabalho.

Criar essas zonas vai reduzir a sensação de confinamento, porque temos essas áreas diferentes onde realizamos atividades diferentes.

Espero que com essas dicas você seja capaz de manter-se positivo e, acima de tudo, fique seguro.

Fonte: The Guardian

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