Tempo de leitura: 1 minuto
Hoje, quero trazer uma dica para contribuir com o seu controle emocional e de suas crianças.
Segundo Albert Ellis, um dos pioneiros da terapia-cognitiva, para a conquista da felicidade é fundamental ter controle sobre a fisiologia das emoções.
É possível fazer esse controle através da respiração profunda.
Mas para quê respirar profundamente?
Para liberar ácido gama-aminobutírico, o GABA, que é um agente calmante natural essencial para que o cérebro funcione corretamente.
Já falei anteriormente sobre a relação entre educação emocional e a respiração aqui.
Além disso, a respiração profunda e confortável diminui a noradrenalina no cérebro, tornando mais fácil apaziguar a mente e aumentando a serotonina, substância responsável pelo prazer, e ativando o sistema de recompensa no cérebro, que gera bem-estar.
Ensinando o controle emocional às crianças
A respiração da sopa é uma atividade que adoro fazer com as crianças que atendo.
É uma maneira lúdica de incorporar a prática da respiração lenta e profunda, de modo confortável e divertido.
Inicio a brincadeira perguntando: “Qual é a sopa que você mais gosta?”
Aguardo a resposta da criança e digo: “Agora vamos imaginar que você tem em suas mãos um prato (peço a elas para juntarem as mãozinhas em forma de concha) e vou colocar sua sopa favorita dentro dele.”
“Sinta o cheiro delicioso da sopa” – INSPIRAR
“Ela está muito quente, precisamos esfriar” – EXPIRAR
Gosto muito dessa brincadeira, pois o soprar a sopa é o ritmo exato que as crianças precisam aprender.