Elogio é bom e todo mundo gosta!

Tempo de leitura: 1 minuto

Como podemos elogiar as crianças?

Todo elogio deve ser baseado, em valores permanentes da personalidade da criança.Por exemplo, em vez de dizer para a criança apenas que seu cabelo é bonito, diga que seu cabelo fica lindo quando o penteia bem, que é caprichosa.

Parece um detalhe pequeno, mas não é. O elogio ao cabelo bonito pode levar a criança a criar fantasias sobre si, a de que ela é a quem tem o cabelo bonito; assim, para continuar a ter cabelo bonito, os cabelos das amiguinhas terão que ser feios, para que ninguém ocupe seu lugar: aquela que tem o cabelo bonito.

Do outro modo, você está elogiando o capricho com que ela cuida do seu cabelo, e isso é permanente e pode abranger outros setores da sua vida.

Outro exemplo: “Acho lindo o modo como você sorri para seus amigos. Mostra como você é educada. Seu sorriso de gentileza é encantador.

Pontue a técnica, o modo como a criança executou a tarefa

Elogie a estrategia utilizada pela criança para a executar a tarefa solicitada. A criança necessita de retornos para sedimentar o que ela está fazendo corretamente; quando isso está claro para ela, tende a superar-se na próxima tarefa.

O elogio deve ser focar as habilidades específicas do outro, e não ser somente um elogio vago. O que isso demonstra? demonstra que o cuidador está em realmente observando a criança, que ele teve a iniciativa de perceber o que a criança está fazendo, e, o principal: o elogio se torna autentico, personalizado para o que é bom.

É só pensarmos em nós mesmos. Quando alguém elogia nosso relatório porque gosta dos nossos dados estatísticos ou de como usamos as palavras, no próximo relatório, utilizamos ainda mais dados estatísticos e caprichamos ainda mais no português.

Vale a pena ressaltar que, para pontuar as técnicas, é necessário também ensinar.

Fonte livro: Educação Emocional Positiva

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.