Entendendo o estresse

Tempo de leitura: 3 minutos

Hoje quero falar um pouco sobre o estresse, algo que afeta a todas as pessoas.

Vamos falar um pouco sobre quais os fatores envolvidos no estresse e como funciona esse processo.

O que acontece com nosso corpo quando sentimos estresse?

Nos dias de hoje, prante o estresse, ainda reagimos da mesma forma fisiológica que nossos antepassados quando viam mamutes: ativamos as respostas de luta, fuga ou congelamento.

A função do cérebro é manter a sobrevivência e o equilíbrio, e qualquer mudança quebra esse equilíbrio.

Dentro do nosso cérebro, o hipotálamo, que é responsável por regular nossas funções vitais, tais como sono e vigília, tem sua atividade alterada por conta do estresse.

É por isso que há alteração no sono: ou a pessoa possui insônia ou acorda várias vezes à noite.

Além disso, essa alteração na atividade hipotalâmica gera neuro-hormônios que são enviados à hipófise.

A hipófise, então, envia esses neuro-hormônios para a glândula adrenal, que os libera na nossa corrente sanguínea.

Todo esse processo desregula o nosso organismo, pois esses neuro-hormônios alteram nosso sistema imune, os nossos músculos, o fígado, nossos adipócitos e nossa frequência cardíaca.

Quais os componentes do estresse?

Nesse sentido, é importante ressaltar que o estresse possui quatro componentes:

  • físico: nosso corpo é preparado para uma ação;
  • psicológico: pensamos a respeito da situação, se damos conta ou não;
  • mentais: verificamos quais recursos temos à disposição e o que fizemos em situações semelhantes anteriores;
  • hormonais: neuro-hormônios produzidos no cérebro são liberados em nossa corrente sanguínea.

Ainda, existem três fontes básicas de estresse:

  1. meio ambiente: mobilidade urbana, violência, falta de recursos, negligência;
  2. pensamentos: a interpretação que fazemos a respeito de uma situação É muito importante sabermos que podemos evitar essa fonte, pois podemos corrigir pensamentos distorcidos;
  3. nosso corpo: mudanças no corpo tais como menopausa, adolescência ou um braço quebrado.

Como funciona o processo?

1. Avaliação da situação

Avalio o que está acontecendo ao meu redor de acordo com meus pensamentos, o que pode intensificar o estresse por conta da interpretação errônea.

2. Falta de habilidade para lidar com a situação

Fico mais estressado(a), também, quando acho que não dou conta de lidar com uma determinada situação ou tarefa.

No entanto, essa incapacidade costuma existir somente em nossos pensamentos.

3. Falta de recursos para superar o estressor

A sensação de impotência aumenta o estresse.

Podemos pegar como exemplo um fator ambiental: a violência.

Se não tenho recursos para me mudar de ambiente e fugir da violência, meu estresse será aumentado.

Exercício simples para aliviar o estresse

Quero finalizar ensinando um exercício para aliviar o estresse, afinal estamos precisando muito nos dias atuais.

Para aliviar o estresse, precisamos percebê-lo em nossos corpo para que possamos curá-lo.

Para fazer isso, devemos tomar consciência do nosso exterior e interior: o som dos carros lá fora, o vento balançando as folhas das árvores, o calor no corpo após uma xícara de café, o dedo na tela do celular.

Depois disso, podemos notar onde estamos sentindo a tensão muscular: precisamos tensionar e soltar essa região diversas vezes.

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