Livros da autora

  • As Descobertas de Vavá e Popó – Contribuições da psicologia positiva para crianças de 4 a 97 anos.

    A contemporaneidade não nos ensina a nomear as emoções. Mesmo assim, o repertório designado para as emoções negativas é mais extenso quando comparado com aquele para as emoções positivas. Somos bombardeados por notícias, imagens, situações que nos levam à concepção errônea de que só existe negatividade no mundo.
    Este livro infantil (apenas na linguagem, não no conteúdo) tem por objetivo apresentar um dos pilares da psicologia positiva – o estudo das emoções positivas feito por Barbara Fredrickson, referência mundial no tema – e a teoria do construir e ampliar, também de autoria de Barbara. De modo lúdico, o leitor poderá conhecer essa teoria e aplicá-la para a construção intencional de um humor saudável e uma vida com mais bem-estar.
    Este é o primeiro livro infantil de psicologia positiva publicado no Brasil. Foi pensado e ilustrado para as crianças, mas seu teor é aplicável a todos aqueles que têm de 4 a 97 anos. Afinal de contas, as emoções positivas ampliam e constroem recursos físicos, cognitivos e sociais.

    Autora: Miriam Rodrigues

    Editora: Sinopsys

  • Educação Emocional Positiva – Saber lidar com as emoções é uma importante lição.

    Qual a melhor herança que alguém pode deixar para um filho? Pais e professores certamente responderão que é uma boa educação. A psicóloga Miriam Rodrigues concorda com esta resposta, porém tem um entendimento muito mais amplo do que é educação.
    Por acreditar ser possível ensinar crianças a tornarem-se adultos felizes, Miriam buscou teorias que abordassem a prevenção das doenças e desordens psicológicas, encontrando na psicologia positiva e na educação emocional as bases para desenvolver o conteúdo que ela nos apresenta em seu primeiro livro: Educação Emocional Positiva.
    Com uma linguagem acessível e exercícios simples, a autora mostra, através de diversos exemplos, formas práticas de educar as crianças em casa e em sala de aula para a felicidade.
    Leitura imperdível para pais e educadores.

    “Saúde sócio emocional é o principal alicerce da estruturação do adulto. Este programa desenvolvido por Miriam Rodrigues integra metodologia de ponta para o desenvolvimento de habilidades fundamentais para as crianças e adolescentes. O Projeto Cuca Legal inclui este programa como uma das linhas mestras de intervenção de promoção de saúde mental” – Rodrigo A. Bressan – Coordenador Geral do Projeto Cuca Legal, Professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.

    Autora: Miriam Rodrigues

    Editora: Sinopsys

  • Baralho das Forças Pessoais – A Psicologia Positiva Aplicada com as Crianças.

    Por meio do baralho das forcas pessoais, a psicologia positiva é aplicada às crianças desde o consultório privado até as escolas e as instituições, uma vez que ele pode ser utilizado de modo individual ou grupal. Ele atua também como um coadjuvante de várias ferramentas psicoeducacionais, preparando a criança para a educação do século 21.
    Assim, o uso deste baralho vai propiciar a ampliação da consciência sobre essas forças, que variam de criança para criança, além de favorecer seu uso com mais frequência no dia a dia. Com isso, as crianças poderão caminhar em direção às suas metas com melhor desempenho, engajamento, criatividade e, portanto, com maior sucesso e bem-estar.
    Este baralho é composto por 30 cartões, das quais seis representam as virtudes e 24 representam as forcas pessoais. O baralho é acompanhado por um caderno de atividades individuais e para grupos.
    O Baralho das Forças Pessoais dispõe de formulários digitais.

    Autora: Miriam Rodrigues

    Editora: Sinopsys

     

  • Como nasce a esperança – Aprendendo sobre o otimismo.

    Aprender sobre como cultivar o otimismo é um dos temas propostos da psicologia positiva. Neste livro, o leitor encontrará uma história que explica de modo lúdico sobre a importância dos estilos explicativos diante da adversidade.
    Esclarecer que todas as pessoas passam por infortúnios durante a vida, e que acreditar que os mesmos são passageiros, auxilia na construção do bem-estar.

    Autora: Miriam Rodrigues

    Editora: Sinopsys

  • Baralho de Histórias: Instrumento para conceitualização e intervenção cognitiva.

    O Baralho de histórias é um material lúdico desenvolvido para auxiliar o profissional na conceitualização e na intervenção cognitiva de forma colaborativa. A experiência clínica indica que, muitas vezes, o paciente tende a se sentir confrontado e desconfortável na sessão quando o profissional faz perguntas diretas sobre seus problemas e sentimentos.
    Para diminuir esse desconforto, a brincadeira pode ser um recurso eficaz.
    Ferramenta para ser utilizada a partir dos 5 anos, pode ser usada sem limite de idade, inclusive com idosos, visando acessar de maneira lúdica os pensamentos, emoções e comportamentos associados às dificuldades do paciente.
    O Baralho de Histórias contém 99 cartas:
    • 1 carta de aspectos positivos
    • 1 carta de emoções
    • 24 cartas de locais
    • 4 cartas de mágicas
    • 22 cartas de objetos
    • 1 carta de pensamentos
    • 32 cartas de personagens
    • 1 carta de problemas
    • 8 cartas de soluções/habilidades
    • 4 cartas de tríade cognitiva
    • 1 carta de vida
    O Baralho de Histórias dispõe de formulários digitais.


    AUTORAS: Miriam Rodrigues e Carmen Beatriz Neufeld.

    Editora: Sinopsys

  • Tem monstro aqui em casa.


    Monstros existem? Dependendo de como agimos no nosso dia a dia, de como lidamos com o estresse, de como tratamos as pessoas ao nosso redor, a resposta pode ser “sim”. E, às vezes, esse monstro está mais próximo do que imaginamos. Talvez ele possa nos ser invisível. Mas com certeza aterroriza quem mais amamos.


    AUTORES: Miriam Rodrigues e Mauro Freitas

    Editora: Sinopsys