Meditação: cultivando emoções positivas

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A meditação é uma forma de cultivar emoções positivas no momento presente.

Estudos realizados mostram que o ato de meditar traz diversos benefícios para aquele que o pratica: reduz níveis de estresse, aumenta as capacidades cognitivas e as capacidades de autorregulação, nos tornando menos reativos a eventos estressantes, além de produzir maior felicidade, o que implica menos ansiedade e depressão.

O cultivo das emoções positivas é essencial para a construção do nosso bem-estar, como eu falei aqui.

As emoções são renovadas conforme são sentidas, e durante a vivência de experiências positivas, passamos por um grande crescimento interior, que nos ajuda a nos tornar a nossa melhor versão.

Além disso, a prática se mostrou eficaz com doenças cardíacas, dores crônicas, distúrbios de pele (dermatites) e com indivíduos depressivos e ansiosos, porque a meditação auxilia a recondicionar a maneira como respondemos a determinados eventos e pessoas.

Tudo isso também fortalece o lobo frontal esquerdo, nos tornando resilientes e nos proporcionando uma vida de bem-estar e felicidade.

Meditação da gentileza amorosa

Agora quero compartilhar uma atividade que sempre ensino!

Essa atividade é simplesmente maravilhosa: promove emoções positivas e deixa quem a pratica super tranquilo.

Além disso, ela é uma atividade que pode ser ensinada e aplicada bem rapidamente; assim, você ajuda a espalhar felicidade!

Para praticá-la, siga os passos abaixo:

  • Fique confortável, deixando a coluna ereta, mas não rígida, e descanse as mãos nas coxas;
  • Feche os olhos. Se não quiser fechá-los, fixe-os em algum ponto abaixo de você;
  • Preste atenção na sua respiração: sinta seu peito se preenchendo conforme você inspira e esvaziando conforme expira. Respire lenta e profundamente, e note que a cada respiração seu corpo se revigora. Repita os ciclos de respiração;
  • Na quietude em que você se encontra, pense em alguém que você goste muito, que tenha um afeto verdadeiro. Lembre-se das qualidades dessa pessoa (dessa forma, você estimula naturalmente os sentimentos de ternura, afeto, carinho, amor, etc);
  • Enquanto pensa na pessoa, a cada respiração, repita: “que ela se sinta em segurança, que ela se sinta feliz, que só bondade passe pelo seu caminho, que ela viva com tranquilidade”. Diga aquilo que você deseja para ela, do fundo do coração;
  • Volte ao momento presente e perceba os sentimentos bons que tomaram conta de você. A tranquilidade e as emoções positivas vão continuar com você!

Você pratica alguma meditação?

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