Neuro o quê?

Tempo de leitura: 1 minuto

É muito importante utilizarmos o cérebro a nosso favor. E, para isso, precisamos entender um conceito importantíssimo, chamado de neuroplasticidade.

Neuro o quê?

Neuroplasticidade. Parece palavrão mas não é. É um conceito maravilhoso que as neurociências nos permitem conhecer. O nosso cérebro é capaz de se transformar constantemente. Vamos entender melhor como.

Dentro do nosso cérebro, existem milhares de neurônios, que  são células nervosas, e elas se comunicam entre si por meio de impulsos elétricos chamados sinapses. Um neurônio é capaz de se comunicar com outros milhões de neurônios, formando uma rede neural- um caminho.

Quando fazemos sempre as mesmas coisas, esse caminho se torna “viciado” , como se fosse um “caminho da roça”, onde não cresce mais mato, e, por isso, só andamos por ele.

Assim, neuroplasticidade é a capacidade natural do cérebro de fazer novas conexões entre si, formando novos caminhos neurais – desde que seja estimulado. O cérebro é um órgão que quer aprender cada vez mais e se modifica de acordo com a interação com o ambiente. Cada atividade realizada estimula novos caminhos, modificando as estruturas cerebrais, aperfeiçoando-as cada vez mais. Se algum componente falhar, muitas vezes, outro componente assume sua função, reorganizam-se entre si.

Então, ao estimularmos nosso cérebro, estamos, estamos favorecendo a neuroplasticidade; isso quer dizer que estamos usando o cérebro a nosso favor.

Fonte: Livro Educação Emocional Positiva

Autora: Miriam Rodriguês

Editora: Sinopsys

3 Comentários


  1. Olá, sou Silvana dos Santos, professora de Educação Infantil e cursando pós em NeuroEducação. Tenho aprendido muito em cada artigo que leio, e quero deixar aqui meus agradecimentos.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.