O que fazem as pessoas felizes?

Tempo de leitura: 4 minutos

Essa é a pergunta que guia nossa postagem de hoje: o que fazem as pessoas felizes?

Pessoas felizes são mais saudáveis, vivem mais e possuem um sistema imunológico fortalecido – contam com 50% a mais de anticorpos e, como consequência, apresentam baixo risco de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e resfriados.

Além disso, o cultivo das emoções positivas fortalece nossos repertórios físicos, sociais e intelectuais, amplia nossos recursos ante as sensações de ameaça, desperta a afetividade do outro e promove a resiliência.

Quer saber como construir a felicidade?

Primeiramente, conheça a fórmula da felicidade, baseada em apontamos da ciência.

Fórmula da felicidade

Criada por pesquisadores como Martin Seligman e Sonja Lyubomirsky, a fórmula nos mostra como a nossa felicidade pode ser aumentada e sustentada.

Os autores propõem que a felicidade sustentada é governada por três fatores:

  • um setpoint geneticamente determinado (heranças hereditárias);
  • os fatores circunstanciais;
  • atividades intencionais e práticas relevantes para a felicidade.

Estudos feitos em larga escala a respeito dos fatores supracitados nos indicam que fatores hereditários representam 50% de diferença entre os indivíduos, enquanto outros 10% são representados pelos fatores circunstanciais.

Assim sendo, os 40% restantes são referentes às atividades intencionais.

É importante ressaltar que essas atividades são as escolhas que fazemos para nossas vidas.

Dessa forma, nada mais são do que o modo que escolhemos viver; são nossas escolhas diárias.

Este também é o único fator que podemos mudar, se assim desejarmos.

Além disso, podemos aprender novos comportamentos de forma a torná-los um hábito.

Seja, intencionalmente, uma pessoa feliz

Para facilitar que um novo comportamento vire um hábito, vamos criando rituais do bem, pois criar pequenos rituais é uma forma eficaz de fazer com que o novo comportamento seja incorporado na nossa vida.

Depois de muitas pesquisas, nas quais cientistas testaram as moléculas de emoção e ondas cerebrais humanas, chegou-se à conclusão que pessoas felizes realizam algumas atividades específicas.

Nesse sentido, quero apresentar a você, juntamente com essa lista, alguns rituais que são simples de se implementar, além de muito gostosos.

Esses rituais servem para que sejamos capazes de nos habituar a praticar os itens dessa lista.

1) Cuidar das relações pessoais

Pessoas felizes se dedicam à família e aos amigos, além de manter e desfrutar positivamente desses laços.

Lembre-se do quinto pilar da Psicologia Positiva: relacionamentos positivos.

Ritual: ligue, visite, encontre. Reserve um dia da semana para almoçar com alguém que você gosta.

2) Expressar gratidão

A gratidão é uma emoção constante na vida dessas pessoas.

Elas são gratas por tudo que têm ou fazem. A gratidão está fortemente ligada ao bem-estar subjetivo – felicidade.

Ritual: tenha um pote da gratidão e anote o que deu certo a cada dia.

3) Ser solícito

As pessoas felizes são, frequentemente, as primeiras a dar uma mão aos outros.

O altruísmo, a gentileza e a cortesia estão conectados às emoções positivas.

Lembre-se de uma frase de Martin Seligman: “Faz tão bem fazer o bem que deveríamos fazer o bem egoisticamente.”

Ritual: seja gentil e bondoso intencionalmente. Faça três pessoas sorrirem durante o dia.

4) Ter pensamentos otimistas em relação ao futuro

Não há mal que dure para sempre. Essa é a base da esperança.

Não se compare aos outros – a melhor forma de evitar comparar vidas é dar um tempo das mídias sociais e viver a vida.

Ritual: compreenda o contexto da situação adversa e procure soluções para ela.

5) Viver no momento presente.

A atenção regula a emoção, e, dessa forma, são adequados os exercícios de interiorização.

Ritual: todos os dias, preste atenção na sua respiração.

6) Exercícios físicos e mentais

Pessoas felizes cuidam de si através de exercícios como massagem, yoga, relaxamento e meditação.

Lembre-se que tudo aquilo que relaxa o corpo relaxa também a mente.

Elas também cuidam da higiene do sono!

Além disso, quando você pratica atividades físicas, a endorfina – hormônio da felicidade – é liberada na sua corrente sanguínea.

Ritual: incorpore atividades físicas pelo menos três vezes na semana.

7) Não atribuir a satisfação com a vida ao dinheiro

Dinheiro não traz felicidade.

Dessa forma, é fundamental não atribuir a bens materiais o poder de aumentar sua satisfação com a vida.

Ritual: agradeça pelo que não é material, tal como a sensação de tomar um bom banho.

8) Comprometer-se a uma vida com sentido

Dedicar-se a uma causa maior é muito importante.

Pessoas felizes lutam por uma causa social ou pessoal, expressando suas competências chaves e seus valores pessoais.

Ritual: envolva-se em uma causa e se dedique a ela.

Ao inserir essas atividades em nossa vida, estamos construindo a vida feliz.

Assim, desaprende-se a crença de que a felicidade deve ser encontrada, ou que está em um lugar.

Por fim, compartilho um alerta de Daniel Gilbert: cuidado com a imaginação em relação ao futuro, especialmente em relação à felicidade.

A felicidade não é um lugar, é um caminho.

Nossa felicidade é construída por nós mesmos de maneira intencional e contínua.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.