O que procurar em uma escola para seu filho

Tempo de leitura: 1 minuto

Muitas pessoas me perguntam o que devem procurar em uma escola quando irão matricular seus filhos, minha resposta é sempre a mesma: “Quanto menor for seu filho, mais as educadoras devem ser amorosas”.

Procure amorosidade, procure escolas que tenham o olhar voltado para a educação emocional. Tenha você mesmo esse olhar. Não procure somente os índices, como o de melhor escola do estado. Vamos educar nossos filhos para que possam ter bem-estar, e ter bem-estar consiste em lidar adequadamente com as emoções. Conheço muita gente que estudou nas melhores escolas, teve todos os tipos de estímulos e não aprendeu a cuidar de sua saúde emocional;por isso, essas pessoas são infelizes.

A criança deve ser educada para lidar adequadamente com a raiva, o medo, a frustração, a alegria…Cada emoção tem um sinal externo que a intensifica, essa é a ideia de Darwin. Sendo assim, podemos pensar que expressá-las abertamente, sem limites, leva as emoções a tornarem-se destrutivas e causar-nos perturbações. Portanto, auxiliar as crianças e a nós mesmos no controle dos sinais da emoção é um bom caminho rumo ao processo de autocontrole, quesito fundamental da educação emocional.

Por exemplo, ao percebermos os primeiros sinais de raiva (os sinais expressos: como pulsos cerrados, tensão na mandíbula, respiração ofegante) costumamos ouvir que temos que extravasar, mas isso pode nos levar a um ataque de pânico. Diante da tristeza, se não conseguirmos controlar os pensamentos pessimistas permanentes, abrangentes e personalizados, eles poderão nos levar à depressão.

O manejo das emoções é o melhor presente que podemos dar às nossas crianças. Comecemos a ajuda-las ensinando formas de expressar as emoções de maneira adequada, dentro dos limites. Ensinemos, também, que a gratidão e o contentamento formam um caminho que nos leva à felicidade. Esse é o melhor presente.

Fonte: Livro Educação Emocional Positiva

Autora: Miriam Rodriguês

Editora: Sinopsys

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *