Por que ensinar a educação emocional positiva desde cedo?

Tempo de leitura: 1 minuto

Para aproveitarmos as janelas da oportunidade. Janelas da oportunidade são períodos  sensíveis do desenvolvimento cerebral, em que as experiencias tem papel duradouro na construção dos circuitos neurais.

Nesses períodos, as habilidades aprendidas podem ser desenvolvidas no seu potencial máximo, assim o aprendizado torna-se duradouro. Vou citar uma analogia feita pelo neurocientista Dr. Sam Wang em seu livro Bem vindo ao cérebro do seu filho.

Você pode mudar a planta baixa da sua casa depois que ela estiver concluída, mas é muito mais fácil modifica-la durante a construção. Retreinar o cérebro na maturidade é possível em alguns casos, mas é um processo lento e difícil – e nem poderia ser diferente. A plasticidade neural tem custos e benefícios. O mais importante nisso tudo talvez seja que, você correria o risco de perder muitas coisas conquistadas a duras penas: conhecimento, habilidades e lembranças, adquiridas em fases anteriores da vida. (Aamodr & Wang, 2013, p.80)

Outro conceito muito importante é o da neurogênese. Diariamente, o cérebro gera 10 mil células-tronco que se dividem em duas. O Dr. Daniel Goleman, no livro O cérebro e a inteligência emocional: novas perspectivas, explica esse processo:

Uma torna-se uma linha filiada que continua fabricando células-troco, e outra migra para onde quer que seja necessária no cérebro e se transforma nesse tipo de célula. Muitas vezes, essa declinação é para onde a célula é necessária para novo aprendizado. Ao longo dos quatro meses posteriores, essa nova célula forma cerca de 10 mil conexões com outras para criar um novo circuito neural.

A neurogênese adiciona poder ao nosso entendimento de neuroplasticidade, de que o cérebro continuamente se renova de acordo com as experiencias que temos.

Para desenvolver sua inteligencia emocional, tenha em mente quais são suas metas pessoais-emocionais. Em seguida, operacionalize sua meta no nível de um comportamento especifico. Torne-a prática, de modo que saiba exatamente o que fazer e quando. (Goleman, 2012, p.97)

Fonte: Livro Educação Emocional Positiva

Autora: Miriam Rodriguês

Editora: Sinopsys

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *