Você conhece o flow?

Tempo de leitura: 2 minutos

O flow é um conceito criado por Mihaly Csikszentmihalyi na década de 60. 

Ele o descreve como um estado mental no qual todas as nossas ações, pensamentos e ideias estão focadas na execução de um determinado desafio – um desafio que está acima das nossas habilidades.

Assim, quando entramos em flow, perdemos a noção do tempo, pois estamos focados e engajados na atividade.

Os desafios e nossas habilidades se encontram um pouco acima da nossa média. 

Ainda, a principal característica do flow é o crescimento psicológico.

Csikszentmihalyi começou a estudá-lo após observar esse estado mental em desportistas e artistas, mas não somente neles: observou esse estado em várias outras pessoas que praticavam várias outras atividades.

A relação com as Forças Pessoais

A Psicologia Positiva preconiza que a felicidade pode ser cultivada, desde que você identifique e utilize suas forças pessoais para entrar em flow.

Dessa forma, existe uma relação muito clara e próxima entre esse estado mental e as forças pessoais.

Consequentemente, ao integrar as forças pessoais em todos os setores da sua vida, criamos um amortecedor natural da infelicidade e das emoções perturbadoras que vivenciamos.

Já falamos mais a fundo sobre as forças pessoais aqui, se você quiser relembrar.

Portanto, precisamos criar atividades nas quais utilizamos nossas habilidades (forças) para entrar nesse estado mental, compartilhando emoções positivas.

Atividade para trabalhar o flow

Por fim, quero compartilhar com você uma atividade que utilizo para trabalhar com as crianças o estado mental do flow.

Passe as seguintes orientações aos seus alunos, pacientes… as crianças com quem você estiver trabalhando.

  1. Em dupla, compartilhar os momentos em que cada um vivenciou o flow. 
  2. Um deve olhar para o outro. Deve haver o olho no olho, ou seja, a habilidade de escuta.  
  3. Perguntar à dupla qual foi o momento de flow do colega.

Com essa atividade, é possível desenvolver as habilidades de interação, escuta e memória do trabalho, que é a capacidade de guardar informações para utilizar mais tarde.

Nesse momento de interação, resgato o flow. Dessa forma, a criança cresce psicologicamente e constrói as habilidades supracitadas.

E você?

O que te faz entrar em flow?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.